Dicas sobre a nutrição ao longo da sua vida

Para ajudar as crianças e os jovens a desenvolverem todo o seu potencial, é vital que recebam alimentos saudáveis e nutritivos.

Os hábitos alimentares e de exercícios moldados durante a infância e a adolescência têm um enorme impacto na saúde e no bem-estar agora, e no risco de doenças nos anos posteriores.

Todas as pessoas precisam dos mesmos nutrientes básicos (conforme apresentados no Guia Eatwell) – carboidratos, aminoácidos essenciais (proteínas), ácidos graxos essenciais (óleos) e vitaminas e minerais – para se tornar / manter uma boa saúde e ficar em forma.

No entanto, as quantidades de nutrientes necessários mudam à medida que os indivíduos passam de uma fase de vida para a seguinte.

É importante que sua dieta e a dieta da criança ou do jovem sob seus cuidados (também se refere à atividade física) sejam ajustadas de acordo com essas necessidades variáveis e para garantir saúde e bem-estar ao longo da vida.

Infância (do nascimento até um ano de idade)

A infância, o primeiro ano de vida, é um período crítico para uma boa nutrição. Nos primeiros 6 meses de vida, a criança depende exclusivamente do leite.

Este único alimento supre todas as necessidades nutricionais para o rápido crescimento e desenvolvimento que o bebê sofre durante esse período.

A Organização Mundial da Saúde e o Departamento de Saúde do Reino Unido recomendam que todos os bebês sejam amamentados e, sempre que possível, todos os bebês sejam amamentados exclusivamente durante os primeiros 6 meses de vida. O leite materno traz muitos benefícios para a mãe e o filho. Ele reduz o risco de infecção, asma, eczema, diabetes e obesidade.

Considere como o bebê foi alimentado até o momento. Se for amamentado, o leite materno do doador está disponível. Para saber mais, vá para o banco de leite humano do Noroeste .

Por volta dos 6 meses, os primeiros alimentos do bebê podem incluir vegetais cozidos moles como pastinaga, batata ou cenoura. Frutas frescas como banana, abacate ou pêssego também são boas.

Os bebês geralmente gostam de começar a comê-los como petiscos ou purê. Você também pode alimentar o bebê com a colher, embora logo eles possam fazer isso sozinhos. Continue alimentando com leite materno ou fórmula infantil também, mas não dê leite de vaca como bebida até eles completarem 1 ano de idade.

Quando os alimentos sólidos são introduzidos pela primeira vez por volta dos 6 meses de idade, os bebês são mais propensos a experimentar e aceitar novos alimentos. Oferece uma grande variedade de sabores.

Apresente uma xícara por volta dos 6 meses e ofereça goles de água com as refeições. Aos 7-9 meses de idade, o bebê deve começar a comer três refeições por dia. Será uma mistura de salgadinhos, purê e picados.

Primeiros anos (crianças de 1-4)

É importante que as crianças de 1 a 4 anos obtenham energia (calorias) suficiente para o crescimento e o desenvolvimento.

As crianças nessa idade não podem comer grandes quantidades de comida de uma só vez, por isso é importante garantir que sua dieta para emagrecer seja o mais variada e nutritiva possível. Evite dar alimentos com baixo teor de gordura para menores de 5 anos ou muitos alimentos ricos em fibras.

As crianças têm estômagos pequenos e precisam de alguma gordura na dieta para o crescimento e o desenvolvimento do cérebro.

As fibras podem enchê-los muito rapidamente, o que significa que podem não obter a nutrição de que precisam de todos os grupos alimentares.

Crianças de 5-11

As crianças precisam de energia (calorias) para manter as funções normais do corpo e para serem ativas – assim como os adultos.

Mas eles também precisam de energia para crescer – o que lhes dá uma necessidade de energia relativamente alta para seu tamanho.

Crianças mais ativas terão maiores necessidades de energia, por exemplo, meninas de 9-11 anos que são muito ativas (mais de 2 horas de atividades de alta intensidade por dia) precisarão de mais energia do que a maioria das mulheres adultas normalmente.

As crianças precisam de alimentos que construam ossos fortes quando são jovens, para que tenham um corpo mais saudável mais tarde.

A vitamina D e o cálcio são dois nutrientes importantes para ossos saudáveis.

Adolescentes (jovens de 12 a 18 anos)

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