QUAL A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA O CORAÇÃO?

Cultivar o hábito de atividade física para o coração é uma forma de cuidar bem desse órgão tão especial, protegendo-o de doenças e aumentando seu tempo de vida.

Uma das notícias boas é que não é preciso escolher uma modalidade específica de exercício físico para obter os benefícios.

Portanto, basta escolher uma atividade que lhe dê prazer e praticá-la com frequência.

Além do coração, muitas outras partes do corpo são beneficiadas com a prática constante das atividades físicas afirmam cardiologistas e cientistas.

Isso sem falar na melhora do sono e das emoções.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então não deixe de ler o texto abaixo com bastante atenção.

Atividade física para o coração: conheça os benefícios  

Melhora a função do coração

Um dos problemas causados pela insuficiência cardíaca é a perda da função do coração.

A prática constante de exercícios físicos aumenta a força desse músculo, aumentando o seu tamanho.

Além disso, se feitas diariamente, as atividades físicas contribuem para reverter danos causados pela insuficiência cardíaca.

Promove a limpeza do coração

Assim como uma casa precisa ser limpa diariamente, o coração também necessita dessa limpeza.

Pode parecer algo impossível de se fazer, uma vez que estamos falando de um órgão vital interno.

No entanto, por meia da prática dos exercícios é possível efetuar uma limpeza no coração, retirando dele todas as estruturas que impedem seu perfeito funcionamento.

Menor risco de doenças cardíacas

As doenças cardíacas estão muito ligadas ao alto nível de estresse, colesterol ruim elevado, bem como o alto nível de glicemia.

Com a prática diária de atividade física os níveis de colesterol diminuem de forma considerável, bem como os níveis de açúcar no sangue.

Além disso, durante a prática e ao final da atividade física há maior sensação de relaxamento, aliviando o estresse, preservando assim, a saúde do coração.

Sem contar, que a sensação de bem estar provocada pela liberação de endorfina, já contribui bastante para proteger o coração.

Diminui o risco de morte causada por infartos

O número de mortes causadas por infarto agudo do miocárdio é muito mais comum do que você imagina.

A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOECESP) informa que, em média, ocorre uma morte a cada um minuto e meio.

A situação é ainda mais grave ao se deparar com um número de 350 mil óbitos anuais por infarto.

Outra informação que chama bastante é o fato de que o tempo para que aconteçam as mortes, cerca de 60 minutos contados à partir da manifestação dos sintomas.

De acordo com informações publicadas no site da OMS, as doenças cardíacas são a principal causa de morte no mundo.

Se você não quer fazer parte das estatísticas é preciso começar já a praticar atividades físicas para o coração.

Controla a pressão arterial

A pressão arterial elevada é um risco iminente para o coração, pois aumenta as chances de infarto.

Ela pode provocar o bloqueio e até mesmo entupir as artérias, aumentando de forma significativa às possibilidades de angina.

A prática diária de atividades físicas contribui para que a pressão fique mais controlada, preservando assim a integridade do coração.

Quais as atividades físicas para o coração são as mais indicadas

Ao saber da importância das atividades físicas para o coração uma das coisas que mais chamam a atenção é que não há um exercício específico que precisa ser praticado.

Isso contribuiu para que a prática faça parte da sua rotina, pois você poderá escolher a aquela que mais lhe agradar.

Embora os exercícios aeróbicos tenham bastante influencia na melhora da saúde do coração, a musculação e demais exercícios pesados também trazem grandes benefícios.

Você pode escolher entre as mais variadas modalidades, veja abaixo algumas opções:

  • Caminhada;
  • Corrida;
  • Bicicleta;
  • Exercícios funcionais;
  • Natação;
  • Hidro ginástica;
  • Musculação;
  • Crossfit;
  • Dança;
  • Elíptico, entre outros.

Outro fator que chama bastante a atenção é que 30 minutos diários já são suficientes para que você consiga obter os benefícios para o seu coração.

De acordo com informações publicadas no site da Saúde, a Organização Mundial de Saúde recomenda no mínimo 150 minutos de prática de atividade física ou moderada ou 75 minutos quando forem intensas.

Para começar é importante vestir uma roupa leve e adequada para prática de exercícios, além de um tênis macio.

Além disso, escolha um local tranquilo e seguro, caso não opte por frequentar uma academia.

É muito importante que os pais contribuam para que seus filhos pratiquem atividades físicas desde a infância.

Isso vai contribuir para que eles não enfrentem problemas relacionados à obesidade e sedentarismo, preservando assim, a saúde do coração.

Conclusão

Conhecer a importância da atividade física para o coração é uma forma de incentivo para que você possa tomar os devidos cuidados e assim preservar a sua saúde.

Além disso, muitos outros benefícios podem ser obtidos por meio da prática, pois há uma melhora na qualidade de vida de uma forma geral.

Inclusive contribui para a perda de peso, outro grande benefício para o coração, pois a obesidade também pode aumentar os riscos de problemas cardiovasculares.

Agora que você já conferiu no nosso site a importância da atividade física para o coração, não perca mais tempo, comece ainda hoje a mudança de hábitos e tenha mais saúde.