O que é o estresse e como saber identificá-lo?

O estresse faz parte da vida de quase todos. Às vezes, não é fácil reconhecer o estresse porque estamos presos no fluxo da vida. As coisas em sua vida que lhe causam estresse são chamadas de estressores.

Freqüentemente, os estressores são coisas que você não pode controlar. Podem ser eventos (como perder um emprego) ou condições em sua vida (como não se dar bem com um membro da família).

Suas respostas a esses estressores são suas reações de estresse. Isso é diferente para todos nós. Por exemplo, se você odeia seu emprego, perdê-lo pode fazer você se sentir livre. Para outra pessoa, perder o emprego pode ser terrível.

Embora o estresse aconteça primeiro na mente, ele tem fortes efeitos no corpo. O estresse pode prejudicar a saúde do coração.

Estresse intenso repentino aumenta o risco de ataque cardíaco em curto prazo. Muito estresse por um longo tempo (meses a anos) é chamado de estresse crônico. Também pode aumentar o risco de doença arterial coronariana.

Reconhecendo suas reações ao estresse

Cada pessoa tem suas próprias reações individuais de estresse. Pense por um momento em quando você está estressado ou chateado. O que te acontece?

Pensamentos:

  • Você tem dificuldade de concentração?
  • Seus pensamentos disparam ou congelam?
  • Você começa a pensar “o pior”?
  • Você tem mais probabilidade de ver a si mesmo, seu futuro ou outras pessoas negativamente?

Emoções:

  • O estresse leva você a ter sentimentos de raiva, ansiedade ou tristeza?

Corpo:

  • Como você se sente fisicamente?
  • O que acontece com sua respiração?
  • Seus músculos estão mais tensos?
  • Isso cria dor em algum lugar, como dor de cabeça, nas costas ou na mandíbula?
  • O que acontece com seus padrões de sono?
  • Como está seu estômago?
  • Você transpira, tem boca seca, diarréia ou prisão de ventre?
  • O que acontece com sua frequência cardíaca?
  • Se você medisse sua pressão arterial, o que veria?

Comportamento e ações:

  • Como seus hábitos e comportamentos mudam?
  • Você come mais ou tem mais junk food e bebidas açucaradas?
  • Você para de se exercitar? Você começa a fumar? Bebe mais álcool, usa medicamentos com ou sem receita?
  • Você fica nervoso ou fica sozinho?
  • Há mais alguma coisa que você notou?

Todos esses sinais apontam para algo real que você pode sentir: sua mente e seu corpo estão conectados.

O estresse acontece primeiro na mente, mas tem efeitos em todo o corpo, incluindo, é claro, o coração e o sistema circulatório.

Como posso controlar o estresse?

Pode ser possível mudar ou remover o estressor – por exemplo, você pode mudar seu emprego, seu horário de trabalho, evitar pessoas difíceis ou situações desagradáveis.

Mas, em muitos casos, não é possível remover o estressor. Nessa situação, você precisa mudar sua reação ao estresse. Aqui estão algumas estratégias para ajudá-lo:

  • Respostas mentais : você não pode controlar todas as partes de sua vida, mas pode controlar sua resposta ao estresse e manter uma atitude positiva. Identifique seus “hábitos de pensamento” que podem piorar o estresse (a maioria de nós tem pelo menos um). Aqui estão alguns exemplos:
    • Decidir na hora que vai ser muito ruim, sem nem olhar de perto os fatos
    • Olhando apenas para as partes ruins e não vendo as boas
    • Preocupar-se com problemas que realmente não são seus.
  • Respostas emocionais : descubra suas reações emocionais ao estresse e fale sobre elas.
  • Respostas físicas : Experimente exercícios de respiração profunda e relaxamento.
  • Respostas comportamentais: decida o que você pode mudar sobre o estressor – por exemplo, você pode mudar seu emprego, seu horário de trabalho, evitar pessoas difíceis ou situações desagradáveis.Tome uma atitude e faça isso. Mantenha seuhábitos saudáveis. Passe algum tempo com amigos e família.

O que mais posso fazer para ter menos estresse em minha vida?

  • Cuide da sua saúde e estilo de vida.
  • Faça o que seu equipe de saúde sugere.
  • Siga uma maneira saudável e equilibrada de comendo.
  • Veja quanto álcool você bebe.
  • Reduza ou interrompa o uso de estimulantes como café, chá, chocolate, refrigerantes e bebidas energéticas.
  • Durma o suficiente.
  • Pratique exercícios regularmente e seja fisicamente ativo.
  • Parar de fumar.
  • Certifique-se de ter descanso suficiente.
  • Reserve um tempo para relaxar.
  • Pratique exercícios de respiração profunda e relaxamento, meditação ou ioga.
  • Ria e use seu senso de humor.
  • Certifique-se de ter tempo para se divertir.
  • Faça apenas uma tarefa por vez, em vez de multitarefa.
  • Estabeleça metas que você sabe que podem ser alcançadas para evitar sentimentos de frustração e fracasso.
  • Aprenda a dizer não e fazer com que outras pessoas ajudem.
  • Fale sobre o seu necessidades e emoções. Deixe-se chorar.
  • Não fique chateado com coisas que você não pode controlar. Deixa eles irem.

Vale ressaltar que não controlar o estresse prejudica diversas outras áreas da sua vida, como não conseguir perder peso.

Uma boa dieta para emagrecer não faz efeito caso você esteja constantemente estressado, então busque ajuda para resolver esse tipo de problema!

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Até a próxima!