O que devemos evitar comer antes de dormir?

Alimentos gordurosos podem prejudicar seu sono

Essa dica não depende de quando você come. Se sua dieta geral depende de gordura – especialmente gordura saturada – para nutrição, você pode estar se privando de um sono bom e de qualidade.

Quando sua alimentação diária inclui uma alta porcentagem de gordura saturada, você passa menos tempo no estágio de sono profundo conhecido como sono de ondas lentas.

Este é o sono não REM que você obtém no início do seu ciclo de sono, e isso é importante.

Seu cérebro reforça as coisas que você aprende durante o dia enquanto você dorme. Estudos demonstraram que perder o sono de ondas lentas faz com que você se lembre menos, o que torna o aprendizado mais difícil.

Evite fontes sorrateiras de cafeína

Você provavelmente sabe que beber um bule de café antes de dormir é uma má ideia se você quer realmente dormir. Mas a cafeína está esperando em outros alimentos dos quais você pode não suspeitar.

Uma xícara de chocolate quente antes de dormir parece relaxante, mas o cacau é feito de chocolate, e o chocolate contém cafeína. A cafeína se esconde em muitas bebidas que você pode não imaginar, como algumas marcas de cerveja de raiz.

Portanto, verifique o rótulo para se certificar de que não está estimulando acidentalmente o cérebro, quando preferia acalmá-lo.

O seu remédio tem cafeína?

Se você tiver dor de cabeça antes de dormir, não pense duas vezes antes de tomar um Excedrin. Mas um dos principais ingredientes desse popular remédio para dor de cabeça é a cafeína.

Não é o único medicamento com cafeína. Muitos outros medicamentos para dor e dor de cabeça também contêm esse estimulante. O mesmo acontece com alguns remédios para resfriado, pílulas para perder peso e diuréticos. Alguns remédios à base de ervas também contêm cafeína.

A cafeína também dura muito tempo no corpo, portanto, um medicamento cafeinado tomado à tarde ainda pode interferir no sono. A melhor maneira de prevenir a cafeína acidental é ler atentamente o rótulo de cada medicamento.

Beba com cuidado

A relação do álcool com o sono é extremamente complicada. Embora tenha sido estudado desde a década de 1930, os cientistas ainda estão em busca de respostas sobre a relação do álcool com a qualidade do sono. Todos esses estudos nos ensinaram algumas coisas, no entanto.

Primeiro, o álcool torna mais fácil adormecer rapidamente. Isso é verdade quer você tome uma bebida ou várias. Em segundo lugar, o álcool interrompe a segunda metade do sono. Quer saber por quê?

Uma teoria sugere que seu corpo se adapta aos efeitos sedativos do álcool durante a primeira metade do seu ciclo de sono e continua a tentar se adaptar durante a segunda metade, embora tenha processado o álcool fora de sua corrente sanguínea.

Terceiro, quando você bebe uma quantidade moderada a alta de álcool, seu estágio de sono REM encurta (seu estágio de sonho), enquanto seu sono de ondas lentas aumenta. Quarto, seu corpo se torna mais resistente aos efeitos indutores do sono do álcool depois de apenas três noites bebendo.

Também há indícios de outros efeitos que são menos conhecidos. Se você beber muito, poderá roncar, o que pode prejudicar a qualidade do sono. Você também pode acordar com mais frequência e mais cedo após uma noite de bebedeira.

Você pode estar menos descansado no dia seguinte e isso pode prejudicar ligeiramente sua concentração. (Mesmo um ligeiro comprometimento pode causar problemas em um trabalho exigente, como controle de tráfego aéreo).

É possível que os insones durmam melhor com um ou dois drinques antes de dormir, mas a mesma quantidade pode ser mais perturbadora para adultos saudáveis.

Os idosos devem ser particularmente cautelosos com o álcool na hora de dormir, porque precisam de menos álcool para sentir os mesmos efeitos e porque podem acordar ainda sob o efeito do álcool, o que aumenta o risco de queda.

Além disso, muitos desses alimentos podem acabar engordando, acabando com a sua possível dieta para emagrecer.

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